Um pouco de história...( Bovespa)

às 12:37 PM Posted by Investmaníacos under

Nossa origem remonta a 1890, quando foi criada a Bolsa Livre. A partir da década de 1960, assumimos a característica institucional de bolsa de valores, mutualizada, sem fins lucrativos.

Em 1990, introduzimos em paralelo ao pregão a viva-voz a negociação eletrônica com terminais remotos instalados nas dependências das corretoras-membro.

Em 1997, trocamos nosso sistema eletrônico de negociação pelo Mega Bolsa, um avançado sistema desenvolvido pela então Bourse de Paris (hoje Atos Euronext Market Solutions) e, em 1999, lançamos o Home Broker, uma ferramenta de acesso remoto para investidores individuais através da Internet.

Em 1997 foi instituída a CBLC, como companhia responsável pelos serviços de Depositária e pela liquidação e compensação das operações realizadas em nosso mercado de bolsa e MBO.

Em 2000, com o objetivo de concentrar toda a negociação de ações do Brasil em uma só bolsa, foi implementado o programa de integração com as oito demais bolsas de valores brasileiras, passando a BVSP (à época BOVESPA) a ser o único mercado de bolsa para negociação de renda variável no Brasil acessado por sociedades corretoras de valores de todo o País. Neste processo de integração adquirimos, por meio da CBLC, a CLC (Companhia de Liquidação e Custódia), então responsável pelos serviços de liquidação e custódia dos valores mobiliários negociados na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Ainda naquele ano, lançamos os três segmentos especiais de listagem com práticas superiores de governança corporativa: Nível 1, Nível 2 e o Novo Mercado.

Em setembro de 2005, encerramos a realização de negócios por meio do pregão viva voz e passamos a ser um mercado totalmente eletrônico.

Em 28 de agosto de 2007, o nosso processo de Desmutualização foi aprovado (ver "Nossas Atividades– Reorganização Societária" constante da página 166 deste Prospecto).

Fonte

Informações retiradas do Prospecto Definitivo da Bovespa Holding, do site da CVM (Comossão de Valores Mobiliários). Para acessar o prospecto completo no site da CVM, clique aqui.

Investmaniacos (por e-mail)