Em períodos de grande volatilidade e nervosismo, devemos olhar para gráficos com períodos maiores, como os semanais. Nestes gráficos, cada candle representa a oscilação dos pregões de toda a semana. Desta maneira, podemos visualizar as tendências de longo prazo.
O gráfico semanal acima mostra o comportamento do Ibovespa desde Outubro de 2003.
Temos no gráfico duas linhas de tendência de alta: a primeira com um ângulo de aproximadamente 65º (iniciada em Outubro de 2006) e a segunda com um ângulo próximo a 45º. Estas são linhas de suporte de longo prazo. Elas claramente mostram a forte alta apresentada pelo Ibovespa desde o final de 2003.
O suporte inicial está na faixa dos 55.000 pontos (primeira linha) e o segundo na faixa dos 45.000 ( segunda linha).
Olhando para as últimas semanas, visualizamos o Ibovespa em congestão, passando por uma acumulação. As oscilações de preços estão entre os 66.000 pontos (resistência recente do índice) e os 56.000 pontos (suporte).
Se juntarmos a resistência dos 66.000 e a primeira linha suporte , observamos um triângulo de alta. Isso reforça o que falamos anteriormente: o Ibovespa pode estar ganhando força para uma alta mais expressiva.
Para as próximas semanas acreditamos na continuidade desta acumulação, com os preços oscilando nos níveis citados acima. Isso é saudável para o Ibovespa porque, segundo a análise gráfica, quanto maior o período de acumulação, maior será o período de alta após ultrapassar a resistência.
Veremos...
Investmaniacos (por e-mail)
0 comentários: