Até agora tentando entender o que aconteceu ontem, começamos a sexta-feira tensos.
Já pela amanhã assistindo ao Bom Dia Brasil, escutamos as péssimas notícias sobre o desempenho negativo das bolsas asiáticas e a decisão da SEC, comissão americana de valores mobiliários (equivalente a nossa CVM), que anulará os negócios com ganhos sobre ações que oscilaram mais de 60%.
Ganho de 60% em minutos?!?! Isto seria uma opção ?? O que é isso?? È surreal!!!!
Também não podemos esquecer o Dow Jones que chegou a cair aproximadamente 9% e do Ibovespa que passou dos 6% de queda.
O mais incrível é que acompanhamos "on-line" a queda até os 6%. Se não nos enganamos, após atingir o este fundo, em uns 2 minutos ao IBOV já voltava a na caso dos 3%, negativos, obviamente.... ou não seria tão óbvio assim?!?!?
Na hora tivemos a sensação que os chamados Robotraders, programas computacionais que decidem as ordens de compra/venda, acionaram nos USA de forma catastrófica ordens de "stop loss" (parada de perda), ordens de venda acionadas automaticamente quando uma ação perde determinado patamar de preço.
O motivo deste acionamento, não sabemos. Pelo que lemos, aparentemente isso realmente aconteceu. E agregado a outros fatores, o pânico foi imediato, gerando tamanha confusão nas bolsas mundiais.
Como diz a música, "Tá todo mundo louco, OBA!"
No final do dia as coisas já começavam a voltar para o patamar da racionalidade.
Até agora parece inexplicável o que vivenciamos ontem. Foi muito mais que simplesmente pânico.
Veremos as cenas dos próximos capítulos. Na próxima semana postaremos os gráficos do Ibovespa, mostrando a queda minuto a minuto.
Agora o Ibovespa está em queda de 0,43%, aos 63.000 pontos. A volatilidade continua, pois na mínima do dia o Índice atingiu 61.662 pontos.
Até agora respeitando o suporte dos 62.000 pontos, mas o fechamento será imprevisível.
Só resta desejar um ótimo final de semana a todos, isto se você não estiver comprado !!!!
Ah, e a nossa homenagem às Mães de todo o Brasil.... FELIZ DIA DAS MÃES !!!!
Investmaníacos, 07 de Maio de 2010.
0 comentários: