Ontem recebemos um pedido de análise do Investidor Hideraldo, solicitando uma análise do ramo de Siderurgia como um todo.

 

O mais incrível era que já tínhamos este estudo, porém nunca chegamos a publicar. Mas agora é a hora!!! Um pedido de um Investidor é quase uma ordem nesse Blog. Veja bem, quase....

 

É preciso explicar que o gráfico acima está na Base 100, conforme o fechamento do último ano. Basicamente no gráfico temos uma padronização dos preços das ações GGBR4 (linha verde), USIM5 (linha preta) e CSNA3 (linha vermelha), em uma base única de preços, permitindo uma adequada comparação entre as ações.

 

A primeira observação interessante, apesar de já falada e comprovada anteriormente, é que as ações de um setor tendem a se movimentar conjuntamente, sempre subindo ou caindo juntas.

 

Depois, o gráfico mostra a tendência de baixa bastante definida do setor siderúrgico, como pode ser visto no Canal de Baixa iniciado em Junho deste ano.

 

Comparativamente, neste momento, a GGBR4 (linha verde) apresenta melhor desempenho que a USIM5 (linha preta) e a CSNA3 (linha vermelha), visto que sua linha está acima das demais. Além disso, sua figura gráfica é "melhor" que as demais, visto que seu último fundo é ascendente, ou seja, está acima do fundo anterior.

 

Fora isso, o comportamento das 3 principais ações do setor siderúrgico são muito parecidos. Algumas vezes uma ação está melhor que a outra, mas rapidamente a segunda toma à dianteira da primeira e vice-versa.

 

Contudo, o Setor Siderúrgico está em tendência de baixa e uma reversão da tendência só acontecerá após o rompimento da resistência do canal de baixa (linha superior do canal).

 

Assim, devemos tomar cuidado operando contra a maré.  O mais comum é operarmos sempre na direção da tendência principal.

 

Então, sobre o quê fazer.... Esta decisão é do Investidor.

 

Um abraço,

 

Investmaníacos


http://investmaniacos.blogspot.com
investmaniacos@gmail.com

0 comentários: