VALE a PETRO?!?!

às 11:06 AM Posted by Investmaníacos under ,

Passado algum tempo desde a nossa última publicação do gráfico diário da PETR3 dividido pela VALE3, decidimos voltar a analisar o mesmo porque observamos ontem uma nova configuração.

 

Como explicamos anteriormente, este gráfico fornece como resultado a divisão entre os valores da ação PETR3 (numerador) pelos valores da ação VALE3 (denominador), estabelecendo uma correlação entre as duas ações.

 

Ontem visualizamos que uma inversão da tendência anterior pode estar começando.

 

Em um gráfico como este, a inversão da tendência de baixa ali mostrada (rompimento da Linha de Tendência de Baixa) significa o melhor desempenho da ação PETR3 quando comparada com a ação VALE3.

 

De forma simples e direta, significa que nos últimos pregões a PETR3 tem apresentado um desempenho melhor que a VALE3.

 

E isso se comprova com os números abaixo, comparando o desempenho recente destas duas ações:

 

PETR3 – Alta de 4,86% em  7 dias

 

VALE3 – Baixa de 4,68 % em  7 dias

 

Não é a toa que no gráfico visualizamos a mudança de tendência!!!

 

Mas  muitos devem estar se perguntando:"OK, mas pra que serve este gráfico efetivamente?"

 

Bem, para os que gostam de estratégias de curto prazo x longo prazo (short x long) e arbitragem (neste caso não seria 100% arbitragem pois são ações de setores diferentes), ele é de grande importância porque mostra qual  ação comprar e qual vender, obtendo-se ganho na diferença de preço entre as duas ações.

 

Além disso, como mostra o gráfico, existem momentos que as ações da Petrobras  tem melhor desempenho  que as da Vale e momentos que as ações da Vale tem melhor desempenho que as ações da Petrobras.

 

Assim, com este tipo de gráfico, podemos visualizar no momento atual qual ação tem desempenho comparativo superior.

 

Um bom final de semana a todos.

 

Investmaníacos, 11 de Junho de 2010.   

2 comentários:

On 14 de junho de 2010 às 23:38 , Eric Hamers disse...

Mais uma vez vou discordar da análise técnica com o que diz respeito a valorização de mais de 4% de PETRO em 7 dias, tenho que discordar porque mais uma vez, a análise técnica não leva em consideração eventos que vão além de análise de comportamentos históricos, volumes e médias, temos o fato da capitalização da Petrobrás que não possibilita que a ação assuma tendência de alta firme, devido a dúvida que fica com relação ao aumento de capital da empresa, segundo lugar, acredito que nós próximos dias o mercado deva sofrer baixas devido ao rebaixamento de rating da dívida soberana da Grécia pela Moody's e nesta terça feira serão divulgados vários índices de peso na europa inteira que deverão vir abaixo do esperado e puxarão os mercados para baixo, além disso, já nesta segunda feira observamos uma forte queda no preço do petróleo, que possui forte correlação com as ações da petrobrás, o que também puxou estes papéis que fecharam o dia com queda de 2,2%.

 
On 16 de junho de 2010 às 15:16 , Investmaníacos disse...

Prezado Eric,
Respeitamos sua opinião sobre a análise do papel em questão. Porém, queremos deixar claro que nossas análises são com base nos gráfcios, ou seja, não levamos em conta alguns dos fatores que vc mencionou e nem levaremos, pois esta não é a nossa intenção. Apenas para constar, hoje, 16/06 Petr4 cotada a +2,24%... Cada tipo de análise vÊ coisas que a outra não vê e "vice-versa".
Att,
Tiago