O que é, o que é (ação) ?

às 12:57 PM Posted by Investmaníacos under

Abaixo segue um material de fácil compreensão que pode ser muito útil para os investidores.

O que são Ações?

Ações são títulos nominativos negociáveis que representam, para quem as possui, uma fração do capital social de uma empresa. Ação é um pedacinho de uma empresa.
Com um ou mais pedacinhos da empresa, você se torna sócio dela.
As ações podem ser:

  • ordinárias, que concedem àqueles que as possuem o poder de voto nas assembléias deliberativas da companhia; ou
  • preferenciais, que oferecem preferência na distribuição de resultados ou no reembolso do capital em caso de liquidação da companhia, não concedendo o direito de voto, ou restringindo-o.

As ações, ordinárias ou preferenciais, são sempre nominativas, originando-se do fato a notação ON ou PN depois do nome da empresa. As ações também podem ser diferenciadas por classes: A, B, C ou alguma outra letra que apareça após o "ON" ou o "PN". As características de cada classe são estabelecidas pela empresa emissora da ação, em seu estatuto social. Essas diferenças variam de empresa para empresa, portanto, não é possível fazer uma definição geral das classes de ações.


Como escolher uma Ação

As ações com o objetivo de obter ganho(s) a médio e longo prazos, em oposição a resultados imediatos, podem ser divididas em:

  • "blue chips" ou de 1ª linha - são ações de grande liquidez (grande quantidade de negócios) e procura no mercado de ações por parte dos investidores, em geral de empresas tradicionais, de grande porte/âmbito nacional e excelente reputação;
  • de 2ª linha - são ações um pouco menos líquidas, de empresas de boa qualidade, em geral de grande e médio portes;
  • de 3ª linha - são ações com pouca liquidez, em geral de companhias de médio e pequeno portes (porém, não necessariamente de menor qualidade), cuja negociação caracteriza-se pela descontinuidade;


Fonte: Site Bovespa


Momento de reflexão.... Quando decidimos nos aventurar pelo mercado de ações tínhamos vontade de ganhar dinheiro (e quem não tem?) e dúvidas, muitas dúvidas.
Com isso em mente, resolvemos pesquisar sobre o assunto, e, nessas “andanças” encontramos muita coisa interessante pelo caminho.
Sabendo da existência de muita lenda em torno do mercado de ações, estaremos publicando, na medida do possível, informações a cerca do mercado de ações. Entendemos que estas são relevantes para as pessoas que desejam conhecer um pouco mais sobre o assunto e “matar” alguns fantasmas que assombram suas mentes.

Investmaniacos

2 comentários:

On 28 de setembro de 2007 às 16:24 , Leandro Sanco disse...

Investimaniacos: comprei Positivo a 41.77 e já afundou pra 39. O que os búzios do mercado de ações recomendam? Sair e perder, ou arriscar e ganhar (ou perder mais ainda...)?

 
On 28 de setembro de 2007 às 16:26 , Leandro Sanco disse...

Ah, claro. Esquecí de parabenizar pela idéia. Muito boa mesmo com o tempo esse blog vai ajudar muito a compreender essa aventura que é o mercado de ações.