Dentre as diversas maneiras e possibilidades de análise de uma ação, duas formas se destacam: a análise fundamentalista e a análise gráfica (ou técnica).

A primeira estuda a empresa em si, sua administração, estratégia de crescimento, seus resultados, balanços, e, principalmente, qual será o retorno financeiro esperado na compra das ações da companhia estudada.

A análise gráfica, por sua vez, não estuda os fundamentos da empresa, concentrando-se na movimentação dos preços e volumes da ação, utilizando gráficos, teorias e indicadores matemáticos e estatísticos. Para o analista gráfico, o preço da ação representa todos os dados da análise fundamentalista.

As principais características de cada forma de análise estão descritas na tabela comparativa abaixo.

É importante salientar que ambas as formas de análise, têm por objetivo determinar o que comprar/vender e quando comprar/vender. Contudo, utilizam abordagens claramente diferentes para atingir esse objetivo. Decidir qual utilizar, é uma escolha do investidor!!!

Fonte: Site Nelogica e Site Timing (Arquivo da Aula I)

Momento de reflexão.... quando começamos, percebemos que analisar ações da maneira fundamentalista é um pouco complicado, devido a complexidade de alguns indicadores e o conhecimento específico que devemos ter da empresa. Assim, começamos a estudar a análise gráfica, não apenas porque é mais fácil, mas porque percebemos que se encaixava melhor no nosso perfil.
Acreditamos que, ao escolhermos uma ação, devemos olhar os fundamentos da empresa e analisar o melhor ponto de compra através da análise gráfica.


Investmaniacos

0 comentários: