Dentre as diversas maneiras e possibilidades de análise de uma ação, duas formas se destacam: a análise fundamentalista e a análise gráfica (ou técnica).

A primeira estuda a empresa em si, sua administração, estratégia de crescimento, seus resultados, balanços, e, principalmente, qual será o retorno financeiro esperado na compra das ações da companhia estudada.

A análise gráfica, por sua vez, não estuda os fundamentos da empresa, concentrando-se na movimentação dos preços e volumes da ação, utilizando gráficos, teorias e indicadores matemáticos e estatísticos. Para o analista gráfico, o preço da ação representa todos os dados da análise fundamentalista.

As principais características de cada forma de análise estão descritas na tabela comparativa abaixo.

É importante salientar que ambas as formas de análise, têm por objetivo determinar o que comprar/vender e quando comprar/vender. Contudo, utilizam abordagens claramente diferentes para atingir esse objetivo. Decidir qual utilizar, é uma escolha do investidor!!!

Fonte: Site Nelogica e Site Timing (Arquivo da Aula I)

Momento de reflexão.... quando começamos, percebemos que analisar ações da maneira fundamentalista é um pouco complicado, devido a complexidade de alguns indicadores e o conhecimento específico que devemos ter da empresa. Assim, começamos a estudar a análise gráfica, não apenas porque é mais fácil, mas porque percebemos que se encaixava melhor no nosso perfil.
Acreditamos que, ao escolhermos uma ação, devemos olhar os fundamentos da empresa e analisar o melhor ponto de compra através da análise gráfica.


Investmaniacos
Links para esta postagem

O que é, o que é (ação) ?

às 12:57 PM Posted by Investmaníacos under

Abaixo segue um material de fácil compreensão que pode ser muito útil para os investidores.

O que são Ações?

Ações são títulos nominativos negociáveis que representam, para quem as possui, uma fração do capital social de uma empresa. Ação é um pedacinho de uma empresa.
Com um ou mais pedacinhos da empresa, você se torna sócio dela.
As ações podem ser:

  • ordinárias, que concedem àqueles que as possuem o poder de voto nas assembléias deliberativas da companhia; ou
  • preferenciais, que oferecem preferência na distribuição de resultados ou no reembolso do capital em caso de liquidação da companhia, não concedendo o direito de voto, ou restringindo-o.

As ações, ordinárias ou preferenciais, são sempre nominativas, originando-se do fato a notação ON ou PN depois do nome da empresa. As ações também podem ser diferenciadas por classes: A, B, C ou alguma outra letra que apareça após o "ON" ou o "PN". As características de cada classe são estabelecidas pela empresa emissora da ação, em seu estatuto social. Essas diferenças variam de empresa para empresa, portanto, não é possível fazer uma definição geral das classes de ações.


Como escolher uma Ação

As ações com o objetivo de obter ganho(s) a médio e longo prazos, em oposição a resultados imediatos, podem ser divididas em:

  • "blue chips" ou de 1ª linha - são ações de grande liquidez (grande quantidade de negócios) e procura no mercado de ações por parte dos investidores, em geral de empresas tradicionais, de grande porte/âmbito nacional e excelente reputação;
  • de 2ª linha - são ações um pouco menos líquidas, de empresas de boa qualidade, em geral de grande e médio portes;
  • de 3ª linha - são ações com pouca liquidez, em geral de companhias de médio e pequeno portes (porém, não necessariamente de menor qualidade), cuja negociação caracteriza-se pela descontinuidade;


Fonte: Site Bovespa


Momento de reflexão.... Quando decidimos nos aventurar pelo mercado de ações tínhamos vontade de ganhar dinheiro (e quem não tem?) e dúvidas, muitas dúvidas.
Com isso em mente, resolvemos pesquisar sobre o assunto, e, nessas “andanças” encontramos muita coisa interessante pelo caminho.
Sabendo da existência de muita lenda em torno do mercado de ações, estaremos publicando, na medida do possível, informações a cerca do mercado de ações. Entendemos que estas são relevantes para as pessoas que desejam conhecer um pouco mais sobre o assunto e “matar” alguns fantasmas que assombram suas mentes.

Investmaniacos

Links para esta postagem

Mercado Bipolar...

às 12:14 PM Posted by Investmaníacos under
Eta mercadinho bipolar esse.

Da euforia à depressão profunda em quatro semanas e de volta à euforia exacerbada em seis semanas.

Para mim, próximo dos 62.500 fica caro para o curto prazo... veremos

Waldir Crema, CNPI
TBCS Investimentos
Links para esta postagem

Revirando o “LIXO”!!!

às 4:01 PM Posted by Investmaníacos under
Nós, do investmaniacos, gostamos de olhar o “LIXO”( apelidamos de “lixo” as ações denominadas Micos, ações de 3ª linha, com pouca liquidez, que podem rapidamente, subir e descer, de forma violenta!!!). Como exemplo, podemos citar as ações BCAL6 (Bicicletas Caloi), ESTR4 (Brinquedos Estrela) e IMBI4 (Docas Imbituba).
Assim, postamos a análise da empresa Kepler Weber, KEPL3, uma empresa que recentemente anunciou sua reestruturação e sua pretensão de retornar sua capacidade produtiva para 100% até final de 2008.

Olhem o gráfico e decidam...nós compramos a R$ 1,01, pois entendemos que vale o risco.

Investmaníacos
Links para esta postagem

Clube de Investimentos

às 6:48 PM Posted by Investmaníacos under
Um Clube de Investimento é uma aplicação financeira, onde um grupo de pessoas, com alguma afinidade em comum (amigos, colegas de trabalho, etc), se reúnem para investir no mercado de ações.

Em geral, os clubes são coordenados por corretoras de valores, fato que não impede a atuação mais ativa de seus membros, mas que impõe uma certa distância entre investidor e mercado.

Para o investidor que deseja aproveitar as vantagens de um Clube de Investimento, mas não tem um grupo formado, as instituições possuem carteiras abertas a novas aplicações até que o limite de cotistas seja atingido. Nesse caso, o interessado deve procurar o produto que mais se assemelha ao seu perfil.


Como principais vantagens de investimento em clubes, temos:
  • a maior influência dos membros na gestão da carteira, podendo a gestão ser totalmento dos membros do clube ou parcial, dividida com a corretora administrador;

  • flexibilidade em ajustar a carteira ao perfil do grupo de investidores ( membros do clube) e taxas de administração mais baixas: estrutura de gestão mais enxuta que de um fundo;

  • custos menores: em um clube não há encargos com auditorias, fiscalização da CVM, as correspondências aos cotistas são em menor número e detalhamento;

  • o imposto cobrado é tributado direto na fonte, ou seja, é cobrado na retirado do dinheiro da aplicação. O investidor pessoa física necessita controlar o imposto a ser recolhido.

A tabela abaixo faz um comparativo destas vantagens, frente a outras alternativas de investimentos:

Para entender melhor o que é um clube de investimentos, seu funcionamento e criação, acesse a apresentação da Consultoria Spinelli, proferida na Expomoney 2007, no link abaixo.

Para acessar a apresentação, clique aqui

No site da Bovespa, na janela Investidor, no link Clube de Investimentos, encontram-se diversos materiais sobre Clubes, como Tributação, Regulamento e Documentação, Folheto explicativo e os passos para a abertura de um clube de investimentos.

Para acessar o site da Bovespa, clique aqui

Curiosidades sobre Clubes de Investimentos

O clube é encarado como o melhor caminho para se iniciar no mercado de ações. Nele, os riscos são divididos, mas o poder de decisão está bem mais próximo dos investidores do que em um fundo de ações administrado por um banco.

O primeiro clube de investimentos surgiu nos EUA há mais de 100 anos e hoje existem naquele país cerca de 60 mil clubes totalizando mais de um milhão de membros, segundo dados da Proshare, uma organização do Reino Unido dedicada e estimular a atividade.

Tanto nos EUA quanto no Reino Unido, os clubes de investimento dispensam a intermediação de uma instituição financeira e seu atrativo está ligado ao fato de que ele é visto não apenas como uma ferramenta para fazer o dinheiro crescer, mas também como um ótimo caminho para aumentar os conhecimentos e habilidades dos investidores, em um ambiente amigável e divertido.


No Reino Unido existem mais de 8,5 mil destes clubes, dos quais, 44% são formados a partir de grupos de amigos; 33% por colegas de trabalho; 23% por vizinhos; 9% por membros de clubes sociais ou de esportes; e 9% por familiares. E o mais interessante: 46% dos membros realizam suas reuniões em PUB's; 25% em casas dos integrantes; 15% em clubes esportivos ou sociais; e apenas 9% no trabalho.

A procura pelo clube de investimentos está mais ligada à busca de economia com custos de administração do que propriamente com o conceito de conduzir seus recursos pessoalmente.

Os clubes já foram um grande sucesso em operações de desestatização, como na ocasião da privatização da Telebrás. Muitos foram abertos especialmente para essas situações, pois são maneiras práticas e baratas de reunir um grupo de funcionários e dar a eles as decisões sobre suas ações.

Lembre-se: o risco do investimento, através de um Clube, é correspondente ao do mercado acionário, ou seja, o produto exige perfil arrojado e sangue-frio para suportar as turbulências.

Fontes de Consulta

Site Financer

Folheto da Bovespa sobre Clube de Investimento



Links para esta postagem

NETC4 - Banda Larga ou Discada????

às 12:11 PM Posted by Investmaníacos under

E a Net???

Acho que o gráfico acima pode indicar um " vale a pena ver de novo".

Se compararmos as duas quedas, é póssível que o papel, ao passar a barreira em aproximadamente R$ 30,00 (linha amarela com mesma angulação da queda anterior em 2006), possa performar muito bem.

Acho que o papel tá barato...

Investmaniacos
Links para esta postagem
O papel não tem conseguido se afastar mais do que esse nível atual de sua média móvel de 60 semanas, em vermelho.


No segundo gráfico, assinalei o ciclo do gráfico diário. Também muito afastado de sua média de 21 dias e dom IFR em níveis de mercado sobre comprado.

Em resumo, o papel pode fazer novas máximas mas isso só justifica redução de posições para o curto prazo (5 a 10 dias).

Waldir Crema, CNPI

TBCS Investimentos

Links para esta postagem

Positivo (POSI3) e Operante ???

às 12:48 PM Posted by Investmaníacos under


Na última batida no papel, após sua máxima histórica, a ação caiu aproximadamente 30%. Essa correção aconteceu devido a questão da liminar de inconstitucionalidade referente a isenção de ICMS do governo do Paraná oferecido a empresa.

Como vemos no gráfico, a ação bateu no fundo do canal de alta e, apesar da volatilidade exagerada registrada nos últimos 2 pregões, é só esperar...acho que é papel para uns R$ 60,00. O que vocês acham???

OBS: O papel já subiu mais de 100% desde o seu lançamento, a uns 7 meses atrás....
Investmaniacos
Links para esta postagem

Ibovespa - Será que vai???

às 8:46 PM Posted by Investmaníacos under
Bem, aproximadamente 40 dias depois do maldito dia, quando o Índice chegou a cair 9%, o Ibovespa bate novo recorde, a 58.719 pontos. Hoje a alta foi sustentada praticamente por Vale do Rio Doce (VALE5, alta de 5,27%) e Petrobrás (PETR4, com alta de 2,56%).
Não sei, mas como estas duas ações estão muito esticadas, é possível que, ainda esta semana, ocorra alguma realização, mas nada significativo para mudar a tendência principal de alta. Além disso, está muito cedo para o Rali de Natal, ou NÃO???. Mas, se o Ibovespa passar dos 59.000 pontos, não tenho dúvidas que vai para os 62.000, meu número cabalístico para o final do ano.

Investmaniacos



Links para esta postagem

GGBR4 - Novas máximas???

às 8:34 PM Posted by Investmaníacos under

Quanto às ações que estão atrasadas, tenho um feeling que Gerdau (GGBR4) está acumulando e preparando uma forte alta. Bem, eu tô comprado desde os R$ 43,25, só esperando colher os lucros de um novo topo histórico, em R$ 52,00
Investmaniacos
Links para esta postagem

Financial Times

às 7:40 PM Posted by Investmaníacos under



Site americano onde podemos encontrar muitas notícias sobre todos os mercados financeiros mundiais, além das cotações on-line.
È gratuito, porém sua navegação não é tão interativa, além do “mal” necessário, o domínio do idioma inglês.....
Para acessar este site, clique aqui
Links para esta postagem

Bloomberg

às 7:38 PM Posted by Investmaníacos under


Site americano onde podemos acompanhar as cotações dos principais índices acionários internacionais e as noticias pelo mundo.
Gratuito e de fácil navegação, porém é necessário um certo domínio do idioma inglês.....
Para acessar este site, clique aqui
Links para esta postagem

Instituto Nacional de Investidores

às 7:30 PM Posted by Investmaníacos under


Site do Instituto Nacional de Investidores.
O site não é totalmente gratuito, mas a anuidade de assinatura do INI é baixa, com excelente custo-benefício, pois no site é possível encontramos muitas informações, métodos de investimento e material didático de investimentos.

Pontos a ressaltar deste site:


  • Na janela Aquarela do Mercado é possível visualizar, de forma rápida, fácil e muito interativa, as empresas constituintes de cada setor existente na Bovespa.

Para acessar este site, clique aqui

Links para esta postagem

Bolsa de Mercadorias & Futuros

às 7:25 PM Posted by Investmaníacos under


Site oficial da Bolsa de Mercadorias & Futuros.
Nele podemos encontrar as cotações on-line, com 15 minutos de atraso, do índice futuro, dólar a vista e futuro, índices de commodities agrícolas (soja, milho, café) e Ouro.

Para acessar este site, clique aqui
Links para esta postagem

A Bolsa do Brasil

às 12:46 PM Posted by Investmaníacos under


Site oficial da Bolsa de Valores de São Paulo.

Nele podemos encontrar todas as informações referentes aos índices acionários (composição das carteiras teóricas e suas metodologias de cálculo, prévias de carteiras, etc) e às empresas com ações negociadas na bolsa (balanços, códigos de negociações das empresas, informações relevantes, etc).

Pontos a ressaltar deste site:
  • Na janela Investidor, no link Iniciantes, há diversas informações bastante importantes para quem está pensando em iniciar seu investimento em ações, como curso básico sobre o mercado de ações e o perfil do investidor;

  • Também na janela investidor, no link dicionário de finanças, você pode encontrar muitas definições sobre o vocabulário utilizado no mundo econômico-financeiro.

Para acessar o site, clique aqui.

Links para esta postagem

Infomoney

às 12:31 PM Posted by Investmaníacos under


Melhor e mais completo site de investimentos (em nossa opinião)!!!

Com sua forma direta e interativa, proporciona ao internauta uma incrível navegação e inserção no mundo da economia, finanças e investimentos. È gratuito, sendo necessário cadastrar-se para acessar algumas partes.
Nele podemos encontrar assuntos diversos sobre investimentos (análise técnica e análise fundamentalista), cotações on-line de ações (com 15 minutos de atraso), dados econômicos, dicas de finanças pessoais, imóveis, carros, enfim, uma quantidade infindável de coisas...
Nós recomendamos seu cadastro neste site como fonte de informação, pesquisa e conhecimento.


Pontos a ressaltar deste site:

  • Na janela ações, no link análise gráfica, é possível visualizar e analisar, de diferentes formas, gráficos de muitas ações, desde as da primeira linha (blue chips como Petrobras e Vale do Rio Doce) até as da terceira linha (os famosos micos ou lixos, como nós deste blog preferimos chamar);
  • Na própria janela principal do site, na parte superior, encontra-se a janela de Busca rápida..., excelente forma para procurar códigos de negociações de ações, cotações on-line, análise fundamentalista e gráfica da ação desejada.

Para ir até o site, clique aqui.

Links para esta postagem

E lá vamos nós...

às 3:20 AM Posted by Investmaníacos under
Bom pessoal,
Este é o primeiro post de nosso blog, o qual temos como objetivo compartilhar idéias e opiniões sobre o mercado financeiro e também sobre o nosso dia-a-dia como investidores.
Esperamos que gostem e que possam nos auxiliar no desenvolvimento deste blog como uma ferramenta de informação e porque não, de aprendizado para todos os que pesquisam, trabalham, ou, tem como hobbie ler sobre o assunto.
Até mais,

Investmaníacos
Links para esta postagem