De olho no Dow Jones

às 9:08 AM Posted by Investmaníacos under

Olhem que interessante o gráfico diário acima do principal índice de Ações Americano, o Dow Jones.

Ontem, após bater nos 12.030 pontos, voltou a subir e finalizou o dia em 12.213 pontos, levantando também o Ibovespa que fechou em queda de 1,3% (após estar caindo 2,5%)

Dois detalhes são interessantes no gráfico do Índice:

1º) Ao "bater" no suporte próximo aos 12.000 pontos, mostrado na linha amarela, o Índice Americano voltou a subir, sem perder este importante suporte, traçado a partir dos topos anteriores formados no início de 2007 (tempo não mostrado no gráfico). Se olharmos apenas os fechamentos dos pregões, o Dow não perdeu de forma efetiva e forte os 12.000 pontos.

2º) O Dow continua a obedecer o canal de baixa iniciado em meados de Novembro de 2007. Já somamos quase 4 meses de baixa. Esperamos novas altas só após vencer a resistência deste canal (linha superior do canal), situada hoje próxima dos 13.000 pontos.

No curto prazo é difícil prever o que ocorrerá com o Dow, principalmente porque existem muitas inseguranças quanto a economia americana. Os efeitos do Subprime provavelmente não chegaram ao fim e o cenário ainda é nebuloso.

Porém, se mantido o suporte acima, uma possível alta poderá acontecer nos próximos dias, levando novamente ao Índice a testar sua resistência próxima aos 13.000 pontos.

Perdido o suporte, aí a "coisa pode ficar preta", com suportes em 11.800 e 11.500 pontos, respectivamente.

Acima dos 13.000 pontos, o Dow deverá buscar os 13.500 pontos.

OBS: Não podemos esquecer que o comportamento do Ibovespa, apesar de mais "descolado" do Dow, como se costuma dizer, ainda tem uma dependência grande em relação ao Índice Americano.

Veremos....

Investmaniacos (por e-mail)

0 comentários: