No mercado capitalista de hoje, cada vez mais as pessoas "lutam" para ganhar o seu ganha pão. De uns anos para cá, começou-se a falar sobre investimentos em ações no Brasil como uma forma rápida e "fácil" de se ganhar dinheiro.

Sabemos que isto não é verdade, pois ganhar dinheiro na bolsa é tão fácil quanto perdê-lo, principalmente quando não temos informação/conhecimento.

Outro fator que faz com que as pessoas mergulhem nesta "aventura" é o fato de ouvir comentários do tipo: "Você viu o fulano, ganhou R$ 5.000,00 aplicando na bolsa e nem conhecia nada daquilo, que barbada" ou algo como, " Você viu o beltrano, um amigo dele deu uma barbada para aplicar numa ação e o cara ganhou 30% em 10 dias".

O que você nunca, ou quase nunca ouve é algo do tipo: " Meu amigo, perdi R$ 5.000,00 numa aplicação mal sucedida em ações. Me deram como barbada e me ferrei".

Com base nestas histórias recomendamos a todos, muita leitura sobre o assunto antes de entrar no jogo para valer. Busque informação, converse com gente do ramo, leia revistas especializadas, faça cursos, pesquise!!!! Neste negócio as palavras chaves são cautela e informação.

Claro, alguém pode estar dizendo aí que sorte também faz parte, e vou responder que sim, mas para ela estar do seu lado você tem que conhecer as regras do jogo, de modo que a sorte seja apenas uma pequena fração do risco envolvido no negócio.....

Tenha em mente que, se você ganhou, alguém perdeu !!!


Bom, para concluir meu raciocínio, abaixo segue uma piadinha sobre o que seria a "lógica" do mercado de ações.

"Uma vez, num vilarejo, apareceu um homem anunciando aos aldeões que compraria macacos por $10 cada.

Os aldeões sabendo que havia muitos macacos na região, foram à floresta e iniciaram a caça aos macacos. O homem comprou centenas de macacos a $10 e então os aldeões diminuíram seu esforço na caça.

Então, o homem anunciou que agora pagaria $20 por cada macaco e os aldeões renovaram seus esforços e foram novamente à caça. Logo, os macacos foram escasseando cada vez mais e os aldeões foram desistindo da busca.

A oferta aumentou para $25 e a quantidade de macacos ficou tão pequena que já não havia mais interesse na caça. O homem então anunciou que agora compraria cada macaco por $50! Entretanto, como iria à cidade grande, deixaria seu assistente cuidando da compra dos macacos.

Na ausência do homem, seu assistente disse aos aldeões: "Olhe todos estes macacos na jaula que o homem comprou. Eu posso vender por $35 a vocês e quando o homem retornar da cidade, vocês podem vender-lhe por $50 cada".

Os aldeões, espertos, pegaram todas as suas economias e compraram todos os macacos do assistente.

Eles nunca mais viram o homem ou seu assistente, somente macacos por todos os lados.

E então, entendeu como funciona o mercado de ações???"

Lembre-se cautela e informação nunca são demais!!!!

Tiago / Investmaníacos

0 comentários: