Opções – Conceitos e Termologia

às 9:53 AM Posted by Investmaníacos under

OPÇÃO DE COMPRA

Uma opção de compra confere ao seu titular o direito de comprar as ações-objeto, ao preço de exercício, a qualquer instante até a data de vencimento, obedecidas as condições estabelecidas pela BOVESPA. O lançador de uma opção de compra é uma pessoa que vende uma opção de compra no pregão, assumindo assim, perante a Bolsa, a obrigação de vender as ações-objeto a que se refere a opção, após o recebimento de uma comunicação de que sua posição foi exercida. Ele entregará a totalidade das ações-objeto mediante o pagamento do preço de exercício.

OPÇÃO DE VENDA

Uma opção de venda dá ao seu titular o direito de, na data de vencimento, vender as ações-objeto, ao preço de exercício, obedecidas as condições estabelecidas pela BOVESPA. Além disso, o titular pode, a qualquer tempo, negociar seu direito de venda em mercado, através da realização de uma operação de natureza oposta. O lançador que, por intermédio de seu corretor, vende uma opção de venda no pregão, assume perante a Bolsa a obrigação de comprar as ações-objeto, caso sua posição seja designada para o atendimento de uma operação de exercício. Nesse caso ele pagará o preço de exercício, recebendo as ações-objeto.

A NEGOCIAÇÃO DE OPÇÕES

Quando uma série de opções tem sua negociação em pregão autorizada, permanece válida até o seu vencimento, embora possam ser introduzidas novas séries, com diferentes preços de exercício. São permitidas operações de "day-trade", ou seja, a compra e a venda da mesma série, em um mesmo pregão, por uma mesma sociedade corretora e por conta de um mesmo comitente (aplicador). A liquidação dessas operações, exclusivamente financeira, é feita pelo saldo. No dia do vencimento da opção não é permitida a realização de tais operações.

O EXERCÍCIO DA OPÇÃO

É a operação pela qual o titular de uma opção de compra exerce seu direito de comprar o lote de ações a que se refere a opção, ao preço de exercício. Da mesma forma, o titular de uma opção de venda exerce o seu direito de vender o lote de ações a que se refere a opção, ao preço de exercício. O número de ações-objeto da opção e/ou o preço efetivamente pago por ação no exercício estão sujeitos a ajustes nos casos de distribuição de dividendos, bonificações, subscrições, fracionamentos, grupamentos e reorganizações que digam respeito à ação-objeto ou a seu emissor.

Quanto ao estilo de exercício, existem dois:

1) Estilo americano de exercício: As opções têm validade até uma data predeterminada, e podem ser exercidas no período compreendido entre seu lançamento e seu vencimento.

2) Estilo europeu de exercício: O titular só pode exercer o direito na data de vencimento.

TERMOS UTILIZADOS NO MERCADO DE OPÇÕES

Ação-objeto: É a ação sobre a qual a opção é lançada.

Prêmio: Em função dos direitos adquiridos e das obrigações assumidas no lançamento, o titular paga e o lançador recebe uma quantia denominada prêmio. O prêmio, ou preço da opção, é negociado entre o comprador e o lançador, através de seus representantes no pregão da Bolsa. Ele reflete fatores como a oferta e a demanda, o prazo de vigência da opção, a diferença entre o preço de exercício e o preço à vista da ação-objeto, sua volatilidade, bem como outras características da ação-objeto.

Preço de exercício: É o preço pelo qual será exercida a opção. Os preços de exercício das opções são determinados pela Bolsa, segundo critérios por ela estabelecidos. Ao ser autorizado um novo vencimento, a Bolsa abre séries de negociações com preços de exercício próximos ao preço à vista da ação-objeto. No entanto, em caso de alterações futuras nas cotações, podem ser autorizadas emissões de novas séries, cujos preços em exercício reflitam o movimento do preço da ação;
Operação oposta: Quando o investidor tem uma má expectativa, em relação à tendência de preços de uma determinada ação, ele pode assumir uma posição de titular de venda. Se suas expectativas se concretizarem, ele poderá exercer seu direito de vender a ação-objeto da operação ao preço do exercício e receber o prêmio. Se, porém, as cotações se elevarem, no mercado à vista, acima do preço de exercício de sua opção, esse investidor não poderá vender a ação-objeto e terá que arcar com o prejuízo que será equivalente ao valor do prêmio. Nesse tipo de operação, muito comum nas negociações, o lucro é maior quanto maior for a queda dos preços no mercado à vista;

Margem de garantia: Caso um dos investidores resolva cancelar a operação ou simplesmente não seja capaz de honrar os compromissos determinados pelo contrato, existem algumas garantias integralizadas no sistema de margens, nas quais as bolsas de opções podem garantir a execução de todos os contratos. As margens são depósitos de boa fé mantidos nas chamadas contas de margem, utilizadas para garantirem que haverá fundos suficientes para cobrir prejuízos no caso de mudanças adversas nos preços.

Fontes de Pesquisa:

Site O acionista

Tutorial do site da Nelogica

Site do Professor Bertolo

Site da Bovespa
Investmaníacos (por e-mail)

0 comentários: