Após 4 meses desde o "início" da crise nada está resolvido. A cada dia que passa surge um problema novo. "Tudo iniciou" com o problema do subprime americano, que, conforme a ideologia americana de que o mercado deve se auto regular, poderia perfeitamente ser chamada da "suruba da casa própria", putz, é um tal de compra de um, vende pro outro que vou te contar uma coisa....

Decorrido algum tempo do "início" da crise a casa caiu.... Foi um tal de quebra banco, venda de banco, compra de banco, que, novamente, podemos chamar de "suruba dos bancos", sinceramente, até nós, com nossos míseros reais chegamos a pensar em comprar um banco.... Fala sério!!!

Bom, aí, furdunça daqui, furdunça dali, até que o governo americano (dito liberal) resolveu interferir. Pôxa, todos devem ter pensado, agora vai... O Sr. Bush vai mostrar para o planeta quem é que manda nesta m.... Mas o que o Sr. Bush não pensou (dizem que o cara é tão topeira quanto alguém que conhecemos aqui no Brasil) era que a campanha da sua sucessão estava batendo na sua porta, e foi então que o Congresso Americano disse: "Ô seu Bush, não é assim que as coisas funcionam... peraí que quem vai decidir esta parada somos nós"....É, e aí as bolsas continuaram a cair....parecia que não iria ter fim. Sinceramente, se cada dia tivesse mais de 24 horas não teria "circuit breaker" para dar jeito....pensando melhor, o mercado nem abriria.

Passaram-se alguns dias de discussão naquele país liberal, e o Congresso disse: "Ok, pacote aprovado, taí o dinheiro que os bancos querem"... Foi que todos disseram AGORA VAI, rumo ao topo novamente.... Mas, veio alguém e disse: Hummm, precisamos acertar a divisão deste dinheiro, quem recebe o quê ?? E aí, o quê aconteceu ??? Mais uma queda de arrepiar o pêlo....

Mas aí, passado o arrepio desta queda, todos pensaram, não pode piorar !!! Impossível !!! Foi que a primeira ministra da Alemanha pronunciou-se...(sempre tem um para piorar a coisa) e mais uma vez tudo veio abaixo (não que alguma coisa tivesse melhorado nesse meio tempo). A Europa estava sob a ameaça da crise econômica... Sinceramente, nem a gripe do frango contagiou tanta gente.

Ah, mas aí vem os tais analistas financeiros.... Putz, estes estão igual galinha de Angola, correndo de um lado para outro e gritando, ninguém sabe o que fazer (embora muitos digam que está tudo conforme o planejado).... muita calma nesta hora.

A sensação que temos é que estão todos igual avestruz, com a cabeça enterrada em buraco mas dizendo que tem visão panorâmica, quando na verdade, ninguém sabe para onde ir, ou o que está por vir. Parece que todos perderam a capacidade de interpretar os fatos, ou, se não perderam, só conseguem enxergar o lado ruim das coisas (não que estejamos afirmando que está melhorando), mas a sensação que temos é de que ninguém no planeta tem o poder de controlar este movimento dos mercados, a coisa tomou tamanha proporção e força, que nada parece poder parar este trem. É como se quiséssemos parar nosso carro, e o mesmo, como num passe de mágica, tomasse vida própria, definindo direção e velocidade, só parando onde ele bem entender.

O mais incrível, se pararmos para pensar, é que muitos bancos na Europa e EUA foram estatizados, garantias bancárias foram anunciadas pelos governos com cobertura total de eventuais prejuízos aos correntistas devido a falência de seus bancos e parece que nada aconteceu!!!

É, ser liberal tem seu preço!!!! A conta pode demorar para ser apresentada, mas um dia ela vem, e quando vem, nem sempre o valor é aquele que entendemos ser o mais adequado. Como bons brasileiros que somos, ficamos preocupados com o nosso país (digo, nossa economia), pois, dizem os nossos regentes da economia (governo federal), que tudo está sob controle, estamos com as rédeas nas mãos.... O problema é se a carteira de vacinação do animal estiver vencida... aí necessitaremos de mãos realmente fortes para segurar as rédeas e manter tudo no rumo "certo".

Amigos, mau-vindos a época do PÂNICO!!!! Enquanto ele estiver instaurada no mundo, nada vai conter este caos. O que falarmos hoje, não vale mais amanhã. Pior, NINGUÉM SABE O DIA DE AMANHÃ!!

E você, sbe o dia de amanhã ?? Se sabe, escreva para nós, pois nós não sabemos.

Investmaníacos

2 comentários:

On 8 de outubro de 2008 às 18:50 , Guilonai disse...

IBOV vai até os 29K... Se baixar daí, fofeu... Depois da eleição do Obama, vai virar... vai ter ação baratinha pra comprar... ESPERO!!!

 
On 8 de outubro de 2008 às 21:53 , Investmaníacos disse...

Grande Guilonai!!!
É, a esperança é a última que morre... O negócio é torcer, pois com base nos últimos acontecimentos, é o que nos resta...
[]
Tiago