A sessão começou com o clima carregado de preocupações relacionadas aos desdobramentos da crise no segmento de crédito subprime nos EUA e, a despeito de algum sinal positivo proveniente de Wall Street após a abertura dos negócios, o fechamento dos mercados acionários foi mesmo no campo negativo.

As tensões renovadas por novas notícias de perdas no noticiário corporativo penalizaram as principais bolsas do mundo, fazendo com que os ADRs ( American Depositary Receipts) de empresas brasileiras também encerrassem o pregão em baixa.

O destaque de baixa fica com os ADRs da Net e da Tim Participações, seguidas pelos papéis da Vale do Rio Doce e Petrobras. Na ponta positiva, figuram apenas os ADRs da Telesp, Brasil Telecom Participações, Embraer e CSN.

Cenário econômico carregado

Além do noticiário corporativo, que trouxe como destaque a descrição de perdas de US$ 2,7 bilhões com ativos atrelados ao subprime pelo banco britânico Barclays, o mercado também avaliou a maior injeção de moeda no mercado bancário pelo Federal Reserve desde setembro de 2001, um montante de US$ 47,25 bilhões.

Indicadores econômicos referentes à inflação e atividade econômica também compuseram o cenário desta quinta-feira.

O Consumer Price Index e seu núcleo, no último mês, marcaram inflação idêntica à registrada em setembro, dentro do esperado pelo mercado. Os indicadores de atividade industrial, NY Empire State Index e Philadelphia Fed Index contrariaram as projeções do mercado de expressivo recuo dos indicadores em novembro.
Confira o desempenho das ADR´s brasileiros

Empresa

Código

Variação (%)

AmBev

ABV

-1,93%

Aracruz

ARA

-2,39%

Bradesco

BBD

-1,31%

Brasil Telecom Part

BRP

+0,38%

Braskem

BAK

-2,22%

Copel

ELP

-0,59%

CSN

SID

+0,16%

Embraer

ERJ

+0,31%

Gerdau

GGB

-3,11%

Itaú

ITU

-2,64%

Net

NETC

-3,61%

Pão de Açúcar

CBD

-1,16%

Petrobras

PBR

-3,33%

Sabesp

SBS

-1,87%

Sadia

SDA

-1,85%

TIM Participações

TSU

-3,51%

Telemar

TNE

-1,27%

Telemig Celular

TMB

-1,66%

Telesp

TSP

+0,39%

Unibanco

UBB

-2,85%

Vale

RIO

-3,44%

VCP

VCP

-3,16%

Vivo Participações

VIV

-1,25%


Indicação para sexta-feira


A oscilação dos ADRs, que são títulos emitidos por um banco depositário norte-americano e que representam ações de empresas brasileiras, tende a indicar a direção da abertura do mercado brasileiro no dia seguinte.

Fonte


InfoMoney em 15/11/07

Investmaniacos

0 comentários: