Opções - Definições & Conceitos

às 1:16 PM Posted by Investmaníacos under

Começamos hoje um novo marcador aqui no Blog, onde falaremos sobre as Opções.

Vamos postar aqui mais informações deste mercado bastante volátil e com alto grau de risco, muitas vezes desconhecido pelo Investidor.

Para iniciarmos este assunto, começaremos introduzindo alguns conceitos básicos deste mercado.

Para o Investidor que quiser aprofundar seus conhecimentos , sugerimos o Curso básico de Opções (site da Bovespa).

Definições

Ativos – São bens, direitos, créditos e valores pertencentes a uma empresa ou pessoa. Também são considerados ativos os títulos, valores mobiliários e outros instrumentos financeiros de emissor público ou privado.
Derivativos - São ativos financeiros que derivam, integral ou parcialmente, do valor de outro ativo financeiro ou mercadoria. É uma denominação genérica para operações que têm por referência um ativo qualquer, chamado de "ativo base" ou "ativo subjacente" (que em geral é negociado no mercado à vista).

Basicamente são operações financeiras que tenham como base de negociação o preço ou cotação de um ativo (ativo-base) negociado nos mercados futuros, a termo, de opções de compra e venda, de swaps e demais operações financeiras mais complexas.

Usualmente têm uma data de vencimento. Exemplos de derivativos são as opções de compra/venda, futuros e swaps.

Opção - É o direito de comprar ou vender um ativo específico, por um preço, adquirido mediante o pagamento de um valor (o prêmio), para ser exercido em uma data preestabelecida (data de vencimento).

Fontes de Consulta:

Portal do Investidor

Dicionário de Finaças, site da Bovespa (link Investidor)

0 comentários: