A pedido do Gregor, temos abaixo as análises dos gráfico semanais do Ibovespa e Dow Jones

IBOVESPA Semanal



Ontem o Ibovespa testou seu suporte do canal de alta intermediário, aos 64.000 pontos.

Como podemos observar no gráfico, o novo suporte esta localizado na linha de suporte (linha inferior) do grande canal de alta de longo prazo, nos 60.000 pontos.

Se perder este nível, podemos ter uma baixa de maior intensidade e duração, até pelo menos 55.000 pontos.

DOW JONES Semanal



Como observamos no gráfico, ontem o Dow testou seu suporte em 11.750 pontos, fundo da queda anterior (linha tracejada em amarelo).

Se perder este nível, testará a reta suporte de longo prazo de Julho de 2004, na faixa dos 11.500 pontos. É um ponto interessante, pois é a intersecção entre a reta suporte de longo prazo e o suporte do canal de baixa de curto prazo, formado desde Outubro de 2007.

Se perder este nível, aí a casa realmente vai cair...

Observamos hoje dois cenários:

Cenário 1:

- Ibovespa suporta nos 64.000 e reage, engrenando nova alta.

- Dow Jones suporta nos 11.750 pontos, formando um fundo duplo no semanal, e reage até os 12.700 pontos, resistência do canal de baixa.

Cenário 2:

- Ibovespa perde os 60.000 pontos e seu suporte de longo prazo.

- Dow Jones perde os 11.500 pontos e sua reta suporte de longo prazo. A casa caiu...

O mais provável, visto as recentes e acentuadas quedas, é um repique corretivo da baixa, ou seja, uma recuperação dos mercados antes de novas quedas.

Porém, não podemos esquecer que o Dow Jones esta em um canal de baixa secundário, o Ibovespa esta em um canal de alta secundário e ambos podem testar suportes importantes com menores níveis que os atuais.

Investmaníacos

0 comentários: