Initial Public Offering (IPO)

às 12:52 PM Posted by Investmaníacos under

Uma IPO, sigla em inglês para Initial Public Offering, significa "Oferta Pública Inicial". É o mecanismo através do qual uma empresa abre seu capital e passa a ser listada na Bolsa de Valores.

Em outras palavras, é a abertura do capital de uma empresa, que realiza uma oferta pública inicial - seja de ações, units ou certificados de depósitos de ações - e passa a ser uma companhia de capital aberto com ativos negociados na bolsa.

Antes desta abertura de capital, a empresa possuía capital fechado, com número limitado de acionistas e sem ativos negociados na bolsa.

Oferta primária e secundária

Outro ponto que gera dúvidas é a diferença entre uma oferta primária e uma oferta secundária de ações.

Uma oferta primária corresponde à emissão de novas ações, ou seja, a base acionária da empresa aumenta. Ao vender novas ações ao mercado, os recursos obtidos com esta operação são embolsados pela empresa.

Já a oferta secundária não implica no lançamento de novas ações, de forma que o montante total de ações que constitui o capital social desta empresa continua o mesmo. Este tipo de transação representa a venda de ações que estão em posse dos acionistas atuais da empresa para novos acionistas. Deste modo, os recursos obtidos pela oferta não são direcionados para a empresa, e sim para os acionistas vendedores.

Bookbuilding (livro de ofertas)

De maneira bem simplificada, bookbuilding é a operação na qual o coordenador da oferta avalia, junto aos investidores, a demanda pelos papéis que estão sendo ofertados.

Baseado na avaliação da empresa e das condições de mercado, o coordenador da oferta determina um intervalo inicial para o preço de lançamento destes papéis. O próximo passo do coordenador é entrar em contato com investidores institucionais (como gestores de recursos, fundos de pensão, seguradoras e outros) e verificar se estes estão interessados na oferta e quanto estão dispostos a pagar por cada papel.

Cada investidor indica, formal ou informalmente, quantos papéis deseja comprar e qual preço está disposto a pagar. O coordenador tabula estas informações por ordem crescente de preço, de forma a obter qual seria a quantidade acumulada a determinado preço ao atingir o número de papéis que estão sendo ofertados.

Rateio


Junto ao resultado do bookbuilding, anuncia-se o
rateio da oferta, procedimento que deve ser feito caso a demanda supere a quantidade de ações ofertadas.

Quando é necessário realizar o rateio das ações distribuídas, o valor que o investidor reserva na oferta não é atendido integralmente, ou seja, ele leva menos papéis do que desejava.

Todas estas informações constam no prospecto

Todas as informações referentes a uma oferta, como o número de ações que serão distribuídas, se a oferta é primária e/ou secundária, qual é o intervalo de preço que o coordenador da oferta estima, os procedimentos do bookbuilding, os critérios de rateio, entre outros, constam no prospecto da oferta.

O prospecto nada mais é do que o documento que contém todas as informações necessárias para que os investidores possam avaliar os termos da oferta, os números financeiros e operacionais da empresa e os fatores de risco desta oferta. A recomendação é que o investidor sempre leia atentamente o prospecto antes de decidir se investe ou não nestas ações.

Fonte de Pesquisa


Infomoney em 09/10/07

Investmaniacos (por e-mail)