A BM&F foi fundada em julho de 1985, como uma associação civil sem fins lucrativos, tendo iniciado seus pregões em janeiro de 1986. Ao longo de nossa história, desempenhamos importante papel na consolidação dos principais mercados brasileiros de negociação de futuros, commodities e outros ativos.

Em 1991, celebramos acordo operacional com a Bolsa de Mercadorias de São Paulo (BMSP), tradicional bolsa de commodities fundada em 1917, dando origem à Bolsa de Mercadorias & Futuros-BM&F, nossa atual denominação.

Em 1997, celebramos acordo com a Bolsa Brasileira de Futuros (BBF), absorvendo importante competidor que conduzia suas atividades na cidade do Rio de Janeiro. Em 2002, adquirimos participação majoritária na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ), ampliando nosso espaço estratégico de atuação.

No mesmo ano, completamos as importantes reformas decorrentes da implantação do novo Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e iniciamos as atividades de nossa Clearing de Câmbio. Ainda naquele ano, lançamos a Bolsa Brasileira de Mercadorias, que reúne, além da participação majoritária da BM&F, as bolsas de mercadorias dos estados de Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul e da cidade de Uberlândia (MG), com o intuito de formar um grande mercado nacional para as commodities agropecuárias.

Em 2004, foram iniciadas as operações de nossa Clearing de Ativos e o CMN autorizou as bolsas de futuros a constituir banco comercial para desempenhar funções de liquidante e custodiante central, prestando serviços às bolsas e aos agentes econômicos responsáveis pelas operações nelas realizadas. Com isso, demos início ao processo de criação do Banco BM&F, que começou a operar em novembro do mesmo ano.

Iniciamos, em 2007, nosso processo de Desmutualização, preparando a BM&F para a abertura de capital.

Somos uma companhia desmutualizada e com novo Estatuto Social, que incorpora sólidas práticas de governança corporativa e nossa nova estrutura societária, conforme aprovadas pela Assembléia Geral da BM&F realizada em 20 de setembro de 2007.

Desde 1º de outubro de 2007, somos uma sociedade por ações com fins lucrativos e os nossos negócios passaram a ser conduzidos visando o benefício no longo prazo de nossos acionistas. Por meio da Desmutualização, os direitos patrimoniais dos nossos antigos associados foram desvinculados dos Direitos de Acesso, e convertidos em participações acionárias

(.....)

Em 20 de setembro de 2007, celebramos com a General Atlantic, por meio de uma sociedade por ela controlada, contrato para que a General Atlantic (ou um veículo do grupo) adquira ações de nossos acionistas equivalentes a 10% de nosso capital social, pelo preço de aquisição de até R$1 bilhão. A General Atlantic é uma empresa global de private equity que disponibiliza capital e investimentos estratégicos para empresas em processos de consolidação e crescimento. Nos últimos anos, a General Atlantic construiu histórico consistente relacionado a investimentos bem sucedidos na indústria de serviços financeiros. Entre os investimentos que se destacam estão a National Stock Exchange of India, Saxo Bank A/S, NYSE Euronext, New York Mercantile Exchange, Computershares, RiskMetrics, Net 1 e E*TRADE.

Fonte

Informações retiradas do Prospecto Preliminar da BM&F, do site da CVM (Comossão de Valores Mobiliários). Para acessar o site da CVM e visualizar o prospecto preliminar completo, clique aqui.

Investmaniacos (por e-mail)