O que é o que é (Indicador IFR)?

às 7:13 PM Posted by Investmaníacos under
O IFR é um indicador da análise gráfica, sendo, provavelmente, o mais difundido e conhecido deles.

Criado em 1978 por Welles Wilder, o IFR mede a "força" de um ativo. Ele oscila entre 0 e 100 e pode ser utilizado de 2 maneiras principais: para verificar os nivéis de sobrecompra/sobrevenda e para visualizar uma possível divergência.

Nivéis de sobrecompra/sobrevenda

O IFR, normalmente, faz um topo acima do valor 70 e um fundo abaixo de 30. Esses topos/fundos formados no IFR, muitas vezes, são muito mais claros de serem visualizados do que no próprio gráfico de preços do ativo.

Assim, costuma-se dizer que acima de 70 o ativo está "sobrecomprado", em uma condição de compra excessiva, onde os preços estão altos, levando a pressão compradora a tornar-se fraca e abrindo espaço para uma correção.

De maneira semelhante, abaixo de 30 o ativo está "sobrevendido", mostrando que a ação pode estar barata, sugerindo oportunidades de compra que podem gerar um movimento altista.

Para visualizar estes níveis, a figura abaixo, do site CJB, ilustra melhor estes níveis:


Divergências

A divergência acontece quando o movimento do IFR "discorda" do que está acontecendo com o preço. Como um exemplo, algumas vezes o gráfico dos preços faz um novo topo mais alto que o anterior, enquanto que o IFR não acompanha este movimento ficando abaixo de seu último topo. O que está acontecendo? O IFR está apresentando um sinal de fraqueza do mercado de alta e talvez seja uma boa chance de vender. Não é preciso dizer que o contrário também é válido, se os preços fazem um novo fundo e o IFR não, pode estar surgindo força compradora.

Como é calculado

O IFR pode ser calculado sobre diferentes períodos de tempo, os mais comuns são 9, 14 e 25. Não existe uma regra formal para o número de dias a ser usado, alguns funcionam melhor para certos mercados, devendo-se testar e encontrar o que se adapta melhor para os papéis e índices em análise.



O cálculo é feito da seguinte maneira:



IFR = 100 - {100/ 1+ (A/B) }



Na fórmula, "A" representa a média dos preços de fechamento dos dias de alta do período, enquanto que "B" a média dos preços de fechamento dos dias de baixa.

Não existe regra bem determinada para o período de cálculo das médias, mas quanto menor o período maior a volatilidade do indicador, oscilando mais o IFR.

Investmaniacos

2 comentários:

On 28 de março de 2008 às 20:17 , Anônimo disse...

Sou iniciante e gostaria de saber de existe algum site que disponibiliza os ifr de cada ação
Obrigado Celso

 
On 31 de março de 2008 às 21:24 , Investmaníacos disse...

Prezado leitor,
No site do infomoney, você conseguirá visualizar o IFR das ações. É só buscar a análise gráfica e você verá que existem várias opções e uma delas é o IFR do papel.
Att,
Investmaníacos