A falência de mais um banco nos Estados Unidos e a divulgação de indicadores fracos de atividade fez com que as bolsas norte-americanas fechassem em baixa e arrastassem consigo a Bovespa. O volume negociado na Bolsa doméstica, no entanto, foi muito fraco e acabou distorcendo o comportamento do mercado, já que qualquer negócio ganha peso para conduzir o principal índice.

O Ibovespa terminou o pregão em baixa de 2,46%, aos 54.477,2 pontos. Oscilou entre a mínima de 54.468 pontos (-2,47%) e a máxima de 55.906 pontos (+0,10%). Com o desempenho de hoje, elevou as perdas de agosto a -8,45% e as de 2008 a -14,73%.

O giro financeiro foi o menor do ano ao somar parcos R$ 2,581 bilhões. Indício de que o investidor está na retaguarda para este comportamento baixista do mercado financeiro. "Quem está dentro não faz nada e quem está fora não entra", bem resumiu um analista.

Nos EUA, o Dow Jones perdeu 2,08%, aos 11.386,2 pontos, o S&P recuou 1,96%, para 1.266,84 pontos e a Nasdaq recuou 2,03%, para 2.365,59 pontos. O que guiou as ordens de vendas lá foi, primeiro, o anúncio de falência do banco Columbian Bank and Trust. Em segundo lugar, os dados de imóveis residenciais usados divulgados hoje desagradaram. O número de vendas até superou as estimativas dos analistas, mas os preços caíram e os estoques aumentaram, sinal de que lá na frente os preços ainda vão ficar mais baratos.

É possível citar também os desempenhos da seguradora AIG e do banco de investimento Lehman Brothers, cujas ações caíram forte. As da AIG refletiram o corte em sua recomendação por um banco estrangeiro, e as do Lehman Brothers, que voltaram a ser vendidas hoje, as especulações sobre a eventual venda do banco.

O petróleo fechou em alta de 0,45% o contrato para outubro, para US$ 115,11 em Nova York, enquanto os metais tiveram liquidez muito baixa em função do feriado no Reino Unido. Isso fez com que as blue chips Vale e Petrobras operassem hoje ao sabor de Wall Street e não das commodities. Ambos os papéis caíram.

Fonte:

AE Broadcast / EUM Investimentos

http://jnvestmaniacos.blogspot.com

0 comentários: