Pessoal,

Resolvemos escrever este post para respondermos os questionamentos do leitor Pedro, que em seus comentários perguntou algumas coisas.

Primeiramente, obrigado pelos elogios Pedro. Nosso intuito é sempre passar informações aos leitores e investidores de forma clara, direta e objetiva, sempre de maneira séria e compromissada (mas com um toque de humor).

Passamos aqui nossas experiências com investimentos, adquiridas desde 2003 quando começamos a investir em ações, fundos de investimento e renda fixa.

Antes de respondermos as perguntas, solicitamos que os leitores escrevam o seu e-mail de contato no fim do texto quando enviarem perguntas ou questionamentos em um comentário sobre determinado post. Assim podemos responder as perguntas individualmente, de forma adequada.

Caso contrário temos que responder os questionamentos através de outro comentário. Como o espaço para comentários no Blog é limitado, a resposta não fica "tão boa assim".

Bem, depois de tanto discurso, vamos às respostas das perguntas do leitor Pedro.

1) Pela sua experiência acha que já é a hora de investir ou acha mais seguro esperar sinais mais seguros de altas? Quais seriam estes sinais?

Responder esta pergunta é realmente complicado...

Antes é preciso deixar claro que a "hora de investir" é uma decisão pessoal e individual. Cada Investidor tem um perfil e a sua maneira adequada de administrar o seu dinheiro.

O que deixa mais complicado responder esta questão é o momento atual do mercado.

Graficamente uma reação mais forte somente ocorrerá com o rompimento da linha de tendência de baixa, como mostramos em postagens anteriores sobre o Ibovespa. Com as altas destes últimos dois dias, o índice está novamente ameaçando romper esta linha, mas já ameaçou outras vezes e voltou a cair. Ho

Talvez uma estratégia interessante neste momento seja a entrada gradativa nas ações de sua escolha, investindo pouco a pouco, sempre deixando um caixa para o caso de termos mais queda.

Quanto aos sinais da recuperação, acreditamos que o cenário deverá melhor com a volta do investidor estrangeiro a Bovespa, aumentando a pressão compradora.

2) Existe alguma opção de investimento atualmente?
Renda fixa? CDI? Multimercado? Existe uma previsão de recuperação ou a recuperação rápida ou isso pode ser tão lento e ainda demorar muito para começar?

Existem diversas opções de investimento, depende o que você está procurando.

Como renda fixa entende-se:

- Tipo de aplicação na qual a lucratividade é contratada previamente ou segue taxas de mercado.

- Título cujo rendimento está previamente definido. Pode ser pré-fixado ou pós-fixado

Nesta categoria temos os títulos públicos federais (NTN e suas séries, LTN e LTF), os títulos privados (CDB, RDB e CDI) e os fundos de investimento denominados renda fixa, que aplicam basicamente em títulos públicos.

Como Fundo Multimercado entende-se:

- Fundo de investimento que possui políticas de investimento que envolvam vários fatores de risco, sem o compromisso de concentração em nenhum fator em especial ou em fatores diferentes das demais classes previstas.

Basicamente são fundos que investem em diversos ativos financeiros como títulos públicos, dólar e ações. Pelo que temos lido, têm sido uma boa opção de investimento.

Só não se esqueça de ler com atenção o prospecto do fundo de investimento de seu interesse. Ali consta toda a política de investimento do fundo e o mesmo deve estar disponível na Internet.

Novamente salientamos que a melhor opção de investimento é aquela que você está buscando, conforme o seu perfil,a rentabilidade que você deseja e a sua política de investimento.

Por fim, é impossível prever se o mercado acionário brasileiro e seu principal indicador, o Índice Ibovespa, vão recuperar as perdas de forma rápida, lenta ou gradual. No passado já tivemos de tudo, desde recuperações rapidíssimas até recuperações tão lentas que mais pareciam uma tartaruga gigante.

Se seguirmos a teoria da análise gráfica, deveremos ter um período de acumulação antes de altas mais fortes, ou seja, um período onde o mercado andará "de lado". Mas isso é a teoria...

Além disso, é indiscutível que a prática nem sempre segue a teoria. Como diz o ditado, "na prática são outros quinhentos".

Espero que tenhamos te ajudado, assim como aos demais leitores que tinham as mesmas dúvidas.

Aqueles leitores e investidores que tiverem suas dúvidas, como Pedro, podem escrever para o nosso e-mail (investmaniacos@gmail.com) que responderemos o mais breve que conseguirmos.

OBS 1: As definições apresentadas acima (entende-se) foram retiradas do Dicionário de Finanças do site da Bovespa, secção Investidor, link Ferramentas.

OBS 2: Aproveitamos também para responder a dúvida do Investidor Dryan, que também fez seu questionamento via comentário.

p.p = significa pontos percentuais

yoy = do inglês year on year, ano a ano . Compara o resultado atual com o resultado apresentado um ano antes.

Um abraço a todos, Investmaníacos

http://investmaniacos.blogspot.com/

0 comentários: