Depois da breve recuperação nos dois pregões anteriores, a Bovespa voltou hoje ao comportamento predominante dos últimos tempos: queda. Por causa do recuo do petróleo, metais e commodities metálicas, o principal índice da Bolsa doméstica passou por um declínio generalizado e voltou a fechar em níveis registrados no início do ano.

O Ibovespa terminou a sexta-feira em queda de 1,62%, aos 54.244,0 pontos, menor nível desde 23 de janeiro, quando havia fechado em 54.234,8 pontos. O índice oscilou hoje entre a mínima de 53.831 pontos (-2,37%) e a máxima de 55.307 pontos (+0,30%). Na semana, perdeu 4,13%, no mês, 8,84% e, no ano, 15,09%. O volume totalizou R$ 4,573 bilhões (preliminar).

O preço do petróleo, que amanheceu em baixa, teve um incentivo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para manter-se com o mesmo sinal. Relatório da organização destacou que a desaceleração econômica vai reduzir a demanda por petróleo, com conseqüente aumento dos estoques. O que significa preços mais baixos.

Os fundos não resolveram esperar para ver se as previsões vão se confirmar e já começaram a se desfazer de commodities agrícolas, em especial aquelas ligadas à produção de combustíveis, como milho, soja e açúcar, já que, se os estoques de petróleo subirem, haverá menor demanda, por exemplo, pelo etanol.

Na Nymex, o contrato para setembro do petróleo caiu 1,08% e fechou em US$ 113,77. Com os temores de enfraquecimento econômico que cresceram nesta semana ao redor do mundo, o dólar continuou a se valorizar contra o euro, e isso também ajudou a puxar para baixo os preços das outras commodities.

Diante do preço em baixa das matérias-primas, a Bovespa passou por uma queda generalizada nos papéis, liderada por Vale, Petrobras e siderúrgicas. Os bancos também fecharam com sinal negativo. Petrobras ON caiu 2,08%, PN, 2,30%, acumulando perdas de 2,31% e 2,62% na semana. O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, avaliou hoje que a queda do preço do petróleo pode ser passageira e tende a ser revertida. Vale perdeu 1,90% na ON (-0,7% na semana) e 2,22% na PNA (-1,38% na semana).

Em Wall Street, o Dow Jones terminou a sexta-feira em alta de 0,38%, aos 11.659,9 pontos, o S&P avançou 0,41%, aos 1.298,19 pontos, e o Nasdaq recuou 0,05%, para 2.452,52 pontos. Os destaques em Nova York foram as ações de varejistas, que divulgaram balanços favoráveis. Os indicadores conhecidos hoje também não decepcionaram. Por exemplo o índice Empire State, que mede a atividade no setor de manufatura na região de Nova York, que subiu para 2,77 em agosto, de -4,92 em julho.

Na segunda-feira, a agenda norte-americana de indicadores é fraca e, no Brasil, haverá o vencimento de opções sobre ações. Mas o volume deve ser fraco, dado o comportamento recente da Bovespa. As commodities seguem no horizonte.

Fonte:

AE Broadcast / EUM Investimentos

http://investmaniacos.blogspot.com/

1 comentários:

On 18 de agosto de 2008 às 10:49 , tecnalta disse...

Bom dia, assino o seu blog a um tempo, desde que tenho interesse em investir em ações.
Estou prestes a entrar em um fundo de ações. Pela sua experiência acha que já é a hora de investir ou acha mais seguro esperar sinais mais seguros de altas? Quais seriam estes sinais?
Obrigado,
Pedro