A importância de ler o "rodapé" !!!

às 8:08 AM Posted by Investmaníacos under
Abaixo segue uma matéria interessante publicada pelo Infomoney. Isto apenas vem a confirmar que em horas de volatilidade não dá para prever o futuro.... O negócio é ficar atento as oportunidades de longo prazo que estão surgindo e plantar a sementinha.
"Todos os meses as equipes de análise de corretoras e bancos de investimentos publicam sugestões de ações atraentes para o período, abertas ou exclusivas para clientes.

O investidor afoito pula o trecho dos comentários e mira, cuidadosamente, os códigos e números. A intenção é encontrar rapidamente a recomendação, o preço-alvo, o potencial de valorização.

Esta prática, porém, ignora o que há de principal. Os portfólios de fevereiro que começaram a ser publicados nesta semana divergem, salvo algumas figuras repetidas, como Vale e Petrobras. O consenso, porém, está nos comentários. Desta vez, um pouco mais pessimistas do que em janeiro, quando as projeções para o ano ainda tinha uma dose de euforia.

Levantamento realizado pela InfoMoney no mês passado com 27 instituições de mercado projetou, na média, o Ibovespa em 79.281 pontos. Alguns dos analistas então consultados já revisaram as estimativas para baixo.

De acordo

"Enxergamos para fevereiro os mercados ainda marcados por forte volatilidade, com um viés negativo", escreveu a equipe da corretora Ativa em sua análise mensal. "Continuamos diante de bastante incerteza".

Em linha, a SLW afirma em sua carteira sugerida de fevereiro: "esperamos um 1º semestre fraco em termos de desempenho para as bolsas de valores, devendo haver melhora a partir do 2º semestre".

Quem leu o relatório da Fator Corretora no ano passado encontrava um projeção nada otimista. A expectativa era de um Ibovespa a 58 mil pontos, patamar bem abaixo do mercado à época e da maioria das projeções."

"O Ibovespa está atualmente no patamar esperado por mim no ano passado", afirma Lika Takahashi, estrategista que assina o relatório da corretora. Quem não pulou os comentários da analista e foi direto para a tabela de recomendações perdeu a chance de ponderar suas decisões.

Oportunidades

Apesar das incertezas, os analistas não hesitam também em sugerir oportunidades para o investidor. Para 2008, Lika, da Fator, projeta o Ibovespa em 75 mil pontos.

"Embora ainda seja imponderável saber se os preços dos ativos refletem corretamente o risco de uma eventual recessão nos EUA, há certamente ativos com preços interessantes", diz a analista em relatório.

"Acreditamos que os ativos com características mais defensivas, como aqueles com drivers de curto prazo positivos, poderão se descolar de um movimento adicional de correção de preços", afirma a corretora Ativa.

Investmaníacos (por e-mail)

0 comentários: