Interessante esta matéria publicada no site Infomoney. Como vocês poderão ver, os investidores estão confiantes em uma melhora nos papéis (IPO`s), especialmente quando os códigos são BOVH3 e BMEF3. Sinceramente, também acreditamos no potencial destes papéis, que assim como os demais, sofreram bastante neste início de ano. São papéis que estão bastante descontados e que podem sofrer um revés interessante, como destaca a matéria. É pagar para ver!!


"Por diversas vezes as ações estreantes da Bovespa mostram expressivas variações, positivas ou negativas. Tamanha oscilação leva parte dos investidores que participam dos IPOs (Initial Public Offerings) a realizar lucro ou prejuízo logo no primeiro dia de negócios na bolsa, os chamados flippers.

Contudo, o grande número de novas empresas listadas na bolsa brasileira em 2007, aliado ao período de turbulência instaurado nos mercados domésticos a partir da segunda metade do ano passado inibiu esta prática, levando os investidores à maior seletividade das ofertas de que participavam, com uma maior visão de investimento de longo prazo.

Uma enquete recentemente realizada pela InfoMoney junto aos usuários do portal ratifica esta tendência. Entre os 5.749 usuários que responderam à pergunta "Dos 10 IPOs mais recentes, qual você acredita que tenha maior potencial de alta?", 70,76% optaram por Bovespa Holding (BOVH3) e BM&F (BMEF3), os dois papéis que, dentro desta relação, apresentaram os maiores ganhos na estréia na Bovespa.

Veja os resultados da enquete

Dos 10 IPOs mais recentes, qual você acredita que tenha maior potencial de alta?

Votos

Percentual

Bovespa

2.386

41,50%

BM&F

1.682

29,26%

MPX

445

7,74%

Banco Panamericano

436

7,58%

Marisa

296

5,15%

Amil

203

3,53%

Bic Banco

139

2,42%

Trisul

69

1,20%

Tempo

63

1,10%

SEB

30

0,52%

Total

5.749

100%

A campeã
A ampla aposta nas ações da Bovespa Holding, que recebeu 41,5% dos votos, passa por perspectivas positivas para a empresa que incluem os potenciais benefícios com o boom do mercado de capitais brasileiro.

O aumento do volume de negócios tende a exercer influência positiva sobre os resultados nos próximos exercícios, uma vez que a Bovespa é monopolista no mercado brasileiro de ações.

Diante das expectativas positivas para este papel, a forte queda experimentada levou diversas instituições a recomendarem a compra do ativo, enxergando que, nos atuais patamares, a ação está barata e descontada frente aos pares internacionais.

Mais bolsa
Enquanto o maior IPO de 2007 (em termos de captação) lidera o otimismo dos investidores, o segundo posto na votação realizada pela InfoMoney fica justamente com a segunda maior oferta inicial: a BM&F.

O deslumbre com os recordes obtidos no IPO da Bovespa Holding estimulou a participação em massa de Pessoas Físicas na oferta da Bolsa de Mercadorias e Futuros. Com o número recorde de 253.707 investidores desta categoria na distribuição destas ações, o rateio foi pouco generoso - 91 ativos, ou R$ 1.820,00 - incentivando parte dos investidores a segurarem o papel e apostarem no longo prazo.

Estes papéis foram amplamente penalizados pelos rumores de que a BM&F perderia para a Bovespa os direitos de negociar os contratos futuros do Ibovespa, com contribuição negativa adicional da volatilidade instaurada na renda variável em âmbito global nas últimas semanas.

Contudo, a exemplo da Bolsa de Valores, as perspectivas otimistas dos para as ações da BM&F encontram fundamento no rápido crescimento do mercado de derivativos no Brasil, nas projeções de sólidos resultados (a despeito das críticas por parte do mercado da necessidade de corte de custos), evolução no volume transacionado, ganhos potenciais com a transação gradativa do pregão viva-voz para o eletrônico e pelas expectativas de lançamentos de novos produtos."

Fonte: Infomoney 11/02/08

Investmaníacos

1 comentários:

On 12 de fevereiro de 2008 às 19:08 , Unknown disse...

Olá, parabéns pelo blog, sempre tive muito interesse em economia e investimentos, há muito tempo venho estudando o mercado de ações, e há pouco mais de dois meses resolvi começar a investir diretamente na bovespa.
Este blog sem dúvida tem me ajudado bastante na tomada de algumas decisões, em tempo, gostaria de divulgar um "serviço", é uma planilha on-line para acompanhamento do portfólio do investidor:

http://www.marcelolinhares.com/bolsa/

É possível que qualquer pequeno investidor cadastre seu portfólio e passe a gerenciá-lo por este site, de forma fácil ,sem cadastro, e com sigilo dos dados.

Gostaria se possível que depois desse uma passada por lá para dar um feedback, se vale a pena adicionar/retirar algumas variáveis.

[]s
Marcelo Linhares