Mercados emergentes devem sustentar clima favorável em 2008, diz Credit Suisse

Em relatório enviado nesta quarta-feira, os analistas do banco de investimentos Credit Suisse afastaram os temores que vêm rondando os mercados nas últimas semanas acerca de uma recessão nos EUA.

Apesar da preocupação que certos dados econômicos norte-americanos trouxeram consigo, a equipe do banco acredita que o ano de 2008 deva marcar apenas um quadro de desaceleração econômica, particularmente nos EUA e, em menor escala, na Europa.

O embasamento para tal visão encontra respaldo no fato de que, para os analistas, apesar do abrandamento no ritmo de consumo norte-americano, outros componentes, tais como o saldo líquido das exportações e o investimento não-residencial, devem suportar o crescimento do país, ainda que menor.

A vez dos emergentes

Apesar de manter uma postura cautelosa quanto a investimentos de maior risco, o Credit Suisse prevê uma expansão de 4% a 6% na economia global em 2008, o que ainda representa um quadro relativamente expressivo.

E ao contrário do apresentado nas últimas décadas, quando crises eram quase sempre ocasionadas por turbulências nos mercados emergentes, os analistas acreditam que estes, ao menos desta vez, sustentam a economia mundial.

"Na nossa opinião, a economia global será suportada pela força das economias emergentes, com os problemas norte-americanos exercendo um impacto limitado sobre estas regiões", afirmou a equipe.

Mercados acionários

Embora reconheçam o ambiente menos positivo e as pressões inflacionárias ao redor do globo, os analistas do Credit Suisse reiteraram sua visão otimista sobre os mercados acionários no ano que se aproxima, com retornos razoavelmente fortes em 2008.

Lastreada sob as perspectivas favoráveis acerca dos mercados emergentes, a equipe do banco elegeu tais regiões como as melhores opções de investimentos em 2008, dividindo essa preferência com as praças européias.

Fonte

InfoMoney em 12/12/07

Investmaniacos (por e-mail)

0 comentários: