Análise técnica: Ibovespa pode ter mais um ano positivo em 2008

Cada vez mais próximo do fim, 2007 vai ser o quinto ano consecutivo em que o Ibovespa fecha em alta. O comportamento recente do índice, se por um lado anima, por outro, deixa no ar a possibilidade de o mercado assumir, a partir de agora, um movimento corretivo.

De uma forma geral, os analistas técnicos consultados pela InfoMoney fazem tal ressalva, mas, ao mesmo tempo, concordam que este não parece, ao menos por ora, ser o cenário com materialização mais provável. Todavia, embora seja esperado mais um ano de valorização para o índice, não há, exatamente, um consenso quanto à sua magnitude.

Volatilidade em 2008

Na opinião de Theodoro Fleury, da XP Investimentos, depois de uma alta de cerca de 700% nos últimos cinco anos, o Ibovespa já está chegando perto de objetivos de longo prazo importantes. O topo formado ao redor do patamar dos 66 mil pontos se tornou uma resistência relevante, cujo rompimento é imprescindível para que o índice siga em ritmo mais forte no ano que vem, reforça o analista.

Se conseguir passar pela barreira citada, o Ibovespa pode esticar o movimento de alta até a região dos 75 mil pontos. Mas, de acordo com Fleury, se o Ibovespa conseguir chegar até tal patamar, encontrará muita dificuldade para superar este nível.

Tanto que, dentro do contexto atual, Fleury prevê muita volatilidade para 2008, com a bolsa oscilando dentro de uma faixa larga de preços compreendida entre os 45.000 pontos, que é o suporte, e os 66.000 pontos, resistência (ou 75 mil pontos, se a barreira for superada).

Ibovespa aos 85 mil pontos?

Por sua vez, Rubens Góes, analista técnico da Ativa Corretora, projeta o Ibovespa aos 85 mil pontos no fechamento de 2008. O analista explica que os gráficos de longo prazo ainda revelam a existência de um padrão de alta e que este é o desdobramento mais provável.

Por outro lado, o cenário menos provável contempla a confirmação de algumas figuras gráficas observadas no gráfico mensal pela formação de um candle negativo em janeiro, o que indicaria uma reversão do movimento e o início de uma correção mais forte.

Neste caso, o Ibovespa teria como objetivo o patamar dos 45.000 pontos, suporte cuja perda abriria espaço para uma correção até a zona compreendida entre os 40.000 e os 41.000 pontos.

Fonte

InfoMoney em 26/12/07

Investmaniacos (por e-mail)

0 comentários: