A Bovespa trabalhou em alta na maior parte do dia, mas, perto do fechamento, não conseguiu resistir ao tombo do petróleo e às vendas de estrangeiros. Petrobras derreteu e Vale passou a cair, fazendo, desta forma, com que o Ibovespa terminasse, de novo, em baixa.

O Ibovespa terminou o dia em queda de 0,38%, aos 59.420,9 pontos. Oscilou entre a mínima de 59.313 pontos (-0,56%) e a máxima de 60.242 pontos (+1%). No mês, acumula perdas de 8,61% e, no ano, de 6,99%. O volume financeiro totalizou R$ 6,164 bilhões (preliminar).

Em Wall Street, o Dow Jones subiu 0,26%, o S&P, 0,41% e o Nasdaq, 0,95%. Um dos eventos mais aguardados do dia, o Livro Bege, conhecido no meio da tarde, não trouxe nada de novo. Com isso, os investidores norte-americanos puderam ir às compras amparados pela queda do petróleo.

O livro, sumário das condições econômicas atuais que servirá de base para a decisão de política monetária do encontro de 5 de agosto, destacou que os gastos de consumo estão lentos ou desacelerando e o problemático mercado de moradia contribuiu para uma desaceleração da atividade econômica no leste dos EUA em junho. Contudo, os gastos de consumo nos estados do meio-oeste mostraram alguns sinais de crescimento. Todos os distritos caracterizaram as pressões de preços no geral como elevadas ou subindo. Os preços dos insumos continuaram a subir, particularmente de combustíveis e outras matérias primas baseadas em petróleo, metais, alimentos e químicos, segundo o relatório do Fed.

Na Nymex, o contrato para setembro terminou com variação negativa de 3,10%, aos US$ 124,44. A queda foi possível por causa do aumento acima do previsto dos estoques de gasolina nos EUA, que aumentaram 2,847 milhões de barris, ante expectativa de alta de 200 mil barris, na última semana.

No Brasil, o petróleo barato abalou as ações da Petrobras, que despencaram mais de 3% e levaram o Ibovespa para baixo, também por causa das ordens de vendas de estrangeiros nas ações de empresas como Vale. Petrobras ON caiu 3,32% e PN, 3,55%. Vale ON recuou 0,09% e PNA subiu 0,30%.

Para amanhã, o setor financeiro deve seguir no foco, uma vez que será divulgado o balanço da MBIA. Mas assim como em outros dias, os números podem ser renegados a segundo plano pelo comportamento do petróleo


Fonte:

AE Broadcast / EUM Investimentos

http://investmaniacos.blogspot.com

0 comentários: