Banco reforça otimismo com bolsas da América Latina em 2008 e anuncia Top Picks

O Santander reiterou perspectivas favoráveis para os mercados financeiros da América Latina em 2008, apesar do cenário turbulento derivado de temores relacionados à economia dos EUA. Em relatório divulgado nesta segunda-feira (14), o banco revela suas 34 Top Picks na região, sendo 14 brasileiras.

Os setores ligados à commodities e ao mercado doméstico são os preferidos. A equipe do Santander espera que os preços de petróleo, minério de ferro, aço, cobre, celulose e níquel continuem em trajetória positiva em 2008. Ainda que os retornos sejam menores do que aqueles registrados nos últimos cinco anos.

Enquanto os segmentos de Transportes, Construção Civil, Financeiro e Varejo representam grandes oportunidades em decorrência do potencial de crescimento em diversas nações na América Latina. Maior acesso à crédito e gargalos em infra-estrutura são fatores determinantes nesse sentido.

A instituição financeira projeta uma expansão de lucro e Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) das empresas latino-americanas na faixa de, respectivamente, 16,0% e 16,3% neste ano.

Commodities

As empresas Petrobras, Lupatech, CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Vale, VCP (Votorantim Celulose e Papel) e Aracruz compõem a lista das Top Picks brasileiras atreladas a commodities. Para as duas primeiras, novas descobertas de reservas de petróleo e aumento da produção estão em foco.

Segundo avaliação dos analistas, a tendência de forte demanda por metais seguirá presente em 2008, dadas as previsões otimistas de expansão das economias emergentes. A aposta do Santander é focar em mineradoras em detrimento às siderúrgicas. Com exceção da CSN, que também possui exposição na indústria de mineração.

Já a respeito de papel e celulose, além da possibilidade de manutenção de condições apertadas no mercado e, logo, de preços elevados, existe grande expectativa sobre o início do processo de consolidação do setor.

Destaques para 2008

Em toda a América Latina, o setor com a maior estimativa de crescimento é o de transportes, conforme análise do banco. No Brasil, principalmente as companhias de logísitica. E, nesse caso, a Top Pick é a Log-In. Entre as aéreas, no entanto, a cautela ainda prevalece quando o assunto é Brasil.

Em seguida aparece o setor de construção civil. A espantosa expansão no número de lançamentos das incorporadoras de imóveis brasileiras no ano passado reflete o momento positivo. Para o Santander, as melhores opções são Rossi Residencial e Agra.

Por fim, também carrega projeções promissoras, o setor financeiro. A instituição prefere os bancos latino-americanos mais empenhados no crédito ao consumidor. No Brasil, o Unibanco é o Top Pick do Santander.

Confira as Top Picks brasileiras do Santander:

Setor

Top Pick

Transportes

Log-In

Construção Civil

Rossi e Agra

Industrial

Indústrias Romi

Energia & Saneamento

Energias do Brasil

Financeiro

Unibanco

Alimentos & Bebidas

Marfrig

Metais & Mineração

CSN e Vale

Petróleo & Gás

Petrobras e Lupatech

Papel & Celulose

VCP e Aracruz

Telecomunicações & Mídia

Brasil Telecom

*No setor varejista não há Top Picks brasileiras

Fonte

InfoMoney em 15/01/08

Investmaniacos (por e-mail)

0 comentários: