Após 2007 modesto, bolsas européias podem retomar trajetória de ganhos

Segundo o banco de investimentos Citigroup, as bolsas européias podem apresentar retornos de dois dígitos em 2008, bem acima dos ganhos modestos apurados ao longo deste ano.

Justificando as perspectivas favoráveis, os analistas citam possíveis cortes nas taxas básicas de juro coordenadas pelo BCE (Banco Central da Europa) e pelo Banco da Inglaterra. Tal flexibilização monetária beneficiaria a dinâmica dos lucros corporativos no continente.

No cenário traçado pelo Citi, o Banco da Inglaterra cortaria a taxa de juro em 50 pontos-base e o BCE promoveria uma redução de 25 pontos-base no próximo ano. Ambos acompanhando parcialmente um provável afrouxamento de 75 pontos-base na Fed Funds Rate.

Otimismo demais?

Os analistas do Citigroup são conhecidos por projeções especialmente otimistas para a renda variável européia. No final de 2006, relatórios da instituição apontavam um potencial de valorização entre 15% e 20% em 2007. Estimativas frustradas pelas surpresas da crise do subprime.

O índice Dow Jones Stoxx 600, referência para as ações européias, fechou 2007 com queda de 0,3%, primeiro desempenho negativo desde 2002. Já o FTSE 100 da Bolsa de Londres acumulou ganhos de 3,7% no ano.

Fonte

InfoMoney em 31/12/07

Investmaniacos (por e-mail)

0 comentários: