Uma análise mensal (Ibovespa)

às 1:12 PM Posted by Investmaníacos under

Diferente das nossas análises habituais, decidimos hoje, visto que um novo mês se inicia, comentar o gráfico Mensal do índice Ibovespa.

Assim, o gráfico acima mostra o comportamento mensal do Ibovespa desde 1998. Ali cada candle representa as oscilações de pontos de todos os pregões do mês.

Como podemos ver, temos 2 Linhas de Tendência de Alta (LTA´s):

1) A primeira iniciou em 2003, foi obedecida até a metade de 2005. Ela passa pelos fundos das quedas de 2004 e 2005.

2) A segunda linha inicia em 2005 e vai até os dias atuais. Ela passa pelos fundos das quedas de 2006 e 2008 (menor nível de pontos deste ano atingido mês passado), quase tocando o menor nível de 2007.

Nos últimos 3 meses tivemos quedas consideráveis, muito intensas e fortes. Nos últimos anos não tivemos nada parecido, tirando o candle de Agosto de 2007 que quase atingiu a segunda LTA. Naquele mês tivemos quedas expressivas no Ibovespa, porém a recuperação foi rápida e o Índice fechou até positivo.

A questão agora é ver se o Ibovespa mantém a segunda LTA, confirmando que o menor nível de pontos do ano foi atingido mês passado (Agosto de 2008).

Uma notícia importante, conforme a análise de fluxos do nosso amigo CHRInvestor, é a volta dos Estrangeiros a Bovespa. Ainda não estão comprando com muita força, mas a força vendedora está diminuindo e compradora voltando.

Bem, só resta acompanharmos os próximos pregões. No gráfico diário já temos até uma linha de tendência de alta de curto prazo, o que indica a formação de um pivot de alta. Mas nada miraculoso, apenas uma frágil linha de tendência de alta, que ainda requer cuidado.

Investmaníacos

http://investmaniacos.blogspot.com

1 comentários:

On 1 de setembro de 2008 às 14:21 , Dryan disse...

Brasil sai na frente.
Pessoal dêem uma olhada nessa notícia super interessante divulgada há pouco tempo.
O que torna a notícia interessante é que o índide geral começou a trajetória de subida em Março de 2003, praticamente alinhada com o primeiro LTA do IBOVESPA.
>
http://bespokeinvest.typepad.com/bespoke/2008/08/country-total-r.html
<