Avaliando o atual cenário de juro e inflação, assim como o ambiente de negócios na bolsa brasileira, o HSBC traça suas perspectivas e recomendações para os fundos de ações e renda fixa em relatório publicado na última segunda-feira (12).

A começar pela renda variável, a equipe de analistas do banco enxerga que, a despeito da maior aversão ao risco, resultado do crescente desconforto com os potenciais efeitos da crise no mercado global de crédito, o investimento em bolsa ainda se mostra atrativo no longo prazo.

"A percepção positiva para os mercados emergentes no médio prazo permanece. Os fundamentos dos mercados locais continuam bons, com a demanda mostrando crescimento e as projeções de lucros das empresas aumentando. Além disso, os preços das commodities internacionais permanecem em níveis historicamente altos", diz o HSBC.

Assim, o cenário segue benigno para investimentos em fundos de ações em horizontes mais amplos, com preferência àqueles de perfil diferenciado, com estratégia ativa contra os índices de referência.

Expectativa de Selic estacionada tira atrativo da renda fixa

Na contrapartida, as projeções para a renda fixa não são tão benignas. O HSBC avalia que os dados econômicos domésticos recentemente divulgados reforçaram a percepção de que a Selic pode ser mantida no patamar de 11,25% ao ano por um período "razoável".

Apesar da contração da produção industrial na passagem de agosto para setembro, este resultado não mostra para a equipe de analistas do banco reversão da tendência de forte expansão da economia brasileira. No lado da inflação, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) marcou em outubro alta nos preços de 0,3%, acima das projeções do mercado.

"Não estamos preocupados com a trajetória de curto prazo da inflação. Mas é fato que isso, combinado com o crescimento econômico acelerado, gera desconforto quando se avalia o balanço de risco sobre a inflação num horizonte de médio prazo", diz o HSBC.

Somados estes fatores, os analistas da instituição acreditam na manutenção do juro básico brasileiro até meados de 2008. Assim sendo, os prêmios limitados nos investimentos em fundos de renda fixa tiram a atratividade desta aplicação. Contudo, o banco reitera sua recomendação de manutenção para quem já possui recursos nestes fundos, uma vez que a permanência na aplicação traz benefícios fiscais.

Fonte

InfoMoney em 13/11/07

Investmanaicos (por e-mail)

0 comentários: