O que é o que é (Risco-País)

às 1:02 PM Posted by Investmaníacos under

O que é risco-país?

Pense em seus colegas mais próximos. Em quais deles você confia tanto a ponto de emprestar os seus games mais maneiros, porque sabe que eles irão devolvê-los inteiros? Em quais você confia menos, porque sabe — ou ouviu dizer — que eles não cuidam bem do que emprestam dos outros?
Imaginou? Agora tente dar uma nota para o grau de desconfiança que você tem de cada um deles. Quanto maior a nota, mais você precisará pensar antes de emprestar algo a determinado amigo. Risco-país é mais ou menos isso: é um índice que mede quanto um investidor deve "desconfiar" de um país antes de investir nele.

leia mais::

O risco-país, ou Emerging Markets Bond Index Plus (EMBI+), foi criado pelo banco internacional JP Morgan, em 1992, para medir o risco de investimentos em países emergentes, como o Brasil.

O índice leva em conta indicadores socioeconômicos desses países e os pontua. Só que essa pontuação é negativa, pois ela mede justamente o grau de desconfiança que os investidores devem possuir em relação ao país avaliado: quando o JP Morgan atribui muitos pontos a um país, está dizendo ao mundo que é perigoso investir nele.

900, 560, 2.100... e daí?


Enquanto escrevo esse texto, o risco-país brasileiro está em 208. Mas o que significa exatamente esse número? O EMBI+ considera os títulos do Tesouro dos Estados Unidos como o investimento mais seguro do mundo. Cada 100 pontos dados a um país indicam que os investimentos feitos nele precisam render 1% a mais que os títulos do Tesouro americano para que valham a pena.


Faça as contas: se o Brasil apresenta risco-país de 208, as aplicações financeiras feitas aqui por investidores estrangeiros devem render 2,08% a mais que as do Tesouro americano para serem consideradas vantajosas.

Entendeu por que é importante o Brasil apresentar um risco-país baixo? Porque quanto menor ele for, mais os investidores irão se interessar em fazer negócios aqui, movimentando a economia do nosso país, gerando mais renda, empregos e outros benefícios.

Antes da crise do subprime mandar tudo pelos ares, o Brasil comemorava o melhor (ou seja, o menor) risco-país de sua história. Especialistas consideravam que nosso país poderia atingir a condição de "investimento seguro" (ou seja, quase tão seguro quanto o tesouro americano) ainda este ano ou, no máximo, em 2008. Agora, ninguém sabe mais nada.

Fonte

Site Aprendebrasil

Investmaniacos (por e-mail)

0 comentários: